Image

Baseado na RPPM Papagaios de Altitude, em Urupema - SC, administradas pelo Projeto Charão, desenvolverei uma série de dez crônicas sobre a fauna dependente do pinhão, os "Papapinhões". Também abordarei o pinhão como importante recurso alimentar para o homem e a cadeia alimentar em que esta semente participa na vida dos residentes e dos turistas que visitam a região mais alta e fria do Estado.

Image

Um rio, independente do seu tamanho, desperta um encanto nas pessoas, seja através de algumas cachoeiras, corredeiras, pesca, acampamentos, caminhadas por suas margens, banhos ou simplesmente pelo prazer de sentir a água próxima e ouvir seu canto. Acompanhe a nossa jornada pelo Rio Silveira, em São José dos Ausentes,da nascente a foz, contando sobre a fauna, flora, geografia e turismo duranteo período de um ano.

Image

Série de crônicas ilustradas contando a experiência de viver isolado na beira de um cânion, em um dos lugares mais remotos do RS. O cenário é uma casa container instalada num ponto estratégico ao sul do Monte Negro, lugar mais alto do RS, com ampla vista para o cânion da Coxilha, em São José dos Ausentes, RS. O clima severo que ocorre na borda do planalto, com inúmeros dias de cerração, chuva e ventos fortes, é o tempero do processo, misturado comperíodos bons, ensolarados com calor ou frio, geada e neve.

Image

Conheça as principais nascentes do lado Gaúcho do grande Rio Uruguai. Diversos pequenos arroios que nascem nas terras altas de São José dos Ausentes vão se somando e engrossando o caudal para formar o Rio das Contas, depois o Rio Pelotas e, finalmente, o Rio Uruguai. Acompanhem a série de crônicas e fotos desta viagem.

Image

Gosto de andar por aí, sem um roteiro muito certo ou tempo marcado. Carrego a mochila com água, comida desidratada, chocolate, isqueiro, o velho e bom facão, o celular para emergência e fotos extras e o pesado equipamento fotográfico.Calço os coturnos de selva, pego o canivete que muito galho me quebra e o bastão de taquara. Assim sigo andando por aí atrás de boas fotos e assuntos para crônicas semanais.

Image

A Lagoa do Peixe oferece uma experiência única de amplidão,de infinito, de horizonte distante e retilíneo, de vento e de luz. Com a ausência quase total de morros na região, o visual é de 180 graus para qualquer lado que se olhe. Impressiona o contraste do negro da lagoa com o branco das areias, o verde da vegetação e o colorido diverso de centenas de flamingos, marrecas, garças, maçaricos e muitas outras espécies que ali residem ou passam uma temporada para acasalamento e alimentação.

Image

Expedição rodoviária ao norte da Argentina até o deserto do Atacama, no Chile, para fotografar e escrever crônicas sobre a paisagens, a flora, a fauna e algumas etnias indígenas descendentes dos Incas que vivem naquela parte central da América do Sul. O clima seco e a aridez tornam a região de uma beleza única, agreste e selvagem de onde emerge muita história, exigindo adaptações especiais de quem vive ali.

Image

Expedição à região do Monte Negro, em São José dos Ausentes, o ponto mais alto do Rio Grande do Sul, durante o período de um ano registrando a natureza no mais espetacular cenário gaúcho. Fauna, flora, geografia e população local são o alvo das crônicas e fotos feitas durante as quatro estações do ano.

Image

Expedição ao ponto mais austral da América do Sul, a cidade argentina de Ushuaia. Foram 13 mil quilômetros rodados em 30 dias pelo Pampa do Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina, Patagônia Austral e Cordilheira dos Andes. Milhares de fotos e textos forma produzidos para retratar as belezas do cone sul da América.

logo retangular

Atenção:
É proibida a reprodução, total ou parcial, dos conteúdos e/ou fotos, sem prévia autorização do autor.