Blog Andando por Aí

Beira de rio

 r. silveira2

Há poucas coisas capazes de me encantar tanto quanto um rio. Conheço alguns por este Brasil afora e cada qual com sua identidade, caudal, cor, cheiro e som. Já viajei, por dias, pelos rios Amazonas, Negro e Solimões com suas imensidões oceânicas. Vi o belo Tapajós e suas águas verdes e tomei banho no rio Papagaio, no Mato Grosso. Cheguei perto do degradado rio Tietê, em São Paulo e apreciei o rio Iguaçu e sua fabulosa catarata, na foz com o grandioso rio Paraná. Andei por vários trechos do rio Uruguai, desde a sua nascente até a foz com o rio da Prata, entre a Argentina e o Uruguai. Na região da Serra Gaúcha, aprecio os rios Santa Cruz, passando depois a ser o Caí, e o Caracol, com seu nascedouro na zona urbana de Canela e sua famosa cascata, seguida do vale da Lageana.

Um novo outono

 outono5

Ontem, 20 de março, iniciou o outono no hemisfério sul do planeta. O calor sufocante se esfiapa, cores novas surgem na paisagem, dias encurtam e noites se alongam, roupas leves cedem lugar nos armários, o ar frio estimula novos projetos e a vida toma outro impulso. As altas temperaturas do verão ou agradam ou desagradam, pois não somos iguais, e acabam ficando na lembrança. No horizonte, a Páscoa vem surgindo como o novo período a ser comemorado, fato evidenciado no surgimento da decoração das ruas e na preparação do comércio para a venda de chocolates.

Carnaval ou trilha

carnaval4Bolco Irmãos Metralha

Na minha juventude, o carnaval era um acontecimento aguardado com a ansiedade típica da idade. Era uma semana de folia, bebedeiras medonhas, brigas, namoros, quilômetros rodados no salão do clube Serrano, fantasias com os amigos e muita alegria. A minha turma de infância, assim como outras de gerações diferentes, organizou diversos blocos, alguns hilários, como Os Metralha e outros. Vestidos como os larápios trapalhões da história em quadrinhos, harmonizávamos bumbo, cuíca, cacheta, tarol e aquela vontade de desfrutar os 10 minutos de atenção, quando tudo parava para o desfile. Depois da apresentação, riso e diversão motivados pela fantasia e os erros da nossa bateria. Hora de relaxar, beber e apreciar os outros grupos. Momento único, esperado e curtido ao máximo.

Galpão

 galpão4

O galpão de estância, fazenda ou chácara é um daqueles lugares fundamentais para o funcionamento do empreendimento rural. Neste amplo espaço coberto, abrigam-se os cavalos, ordenham-se as vacas, carneiam-se os animais para consumo na propriedade, armazenam-se os grãos e rações, além de alfafa, lenha seca, maquinários, arreios, carvão, combustível e mais uma longa lista de coisas necessárias.

Tempos atrás

 container6Contãiner na borda do cânion

Há alguns anos, realizei uma experiência pessoal forte, fascinante e decisiva para mim. Resolvi me isolar em uma área remota para sentir como é a vida solitária, devendo providenciar o necessário para seguir adiante. Para isso, escolhi um local ermo perto da borda do Cânion da Coxilha, em São José dos Ausentes. Lá havia um container com uma boa infraestrutura, à semelhança de uma pequena casa de montanha isolada de tudo e de todos, alugado a mim pelo proprietário da época.

Árvores de Canela

 

árvores canela1Cedro-rosa na praça de Canela

A cidade de Canela está assentada sobre uma geografia que mistura áreas de campos e de matas, vales e encostas, nascentes e banhados. Neste contexto topográfico, a urbanização incipiente e progressiva da cidade substituiu ecossistemas originais por novos, formados por ruas, calçadas, praças, prédios pequenos e grandes e um sistema de abastecimento de água e energia, entre outros. Andando pela cidade, vejo, aqui e ali, alguns representantes nativos das matas de outrora, demonstrando a força genética das espécies arbóreas da flora original, tão importantes para os primeiros madeireiros.

Nasce o dia no cânion

NAscer sol

Quando estou em casa, quase sempre acordo antes do sol e, com o chimarrão já cevado, observo pela janela do escritório o clarão anunciando o dia. É uma hora única, silenciosa e inebriante remetendo a uma mudança radical: sai o breu, chega a luz. É agradável presenciar este momento raro, por efêmero e carregado de silenciosas cores mutantes, descortinando-se e estando, a maioria das pessoas, ainda mergulhadas no sono.

logo retangular

Atenção:
É proibida a reprodução, total ou parcial, dos conteúdos e/ou fotos, sem prévia autorização do autor.