Blog Andando por Aí
Um ano no Topo do Rio Grande – o livro.
Pico do Monte Negro e cânion do mesmo nome. Cachorrada companheira de caminhadas.
Quando criei o projeto Um Ano no Topo do Rio Grande, em 2016, dei vazão a uma ideia que fermentava há muito tempo na minha mente. Queria conhecer melhor uma das regiões que considero mais icônica do nosso Rio Grande, mais alto, frio e fascinante: o Monte Negro e seus arredores em São José dos Ausentes. Assim nasceu o projeto e após conseguir apoios importantes, iniciei o trabalho de retratar aspectos da paisagem, fauna, flora e dos fazendeiros que habitam a região.
Trabalhei durante as quatro estações registrando as mudanças que eu percebia nos diversos ambientes que visitava, tendo produzido no final um impressionante arquivo de fotos e de textos, sendo alguns publicados no jornal Nova Época e outros ainda inéditos. Reunimos tudo isto num livro que deveremos lançar em abril, contando em detalhes cada uma das quatro estações do ano e suas características. Textos em forma de crônicas ricamente ilustradas, tecem um pano de fundo para os acontecimentos que vão se desenrolando a cada mês, a cada estação.
Hoje olho para a foto que ilustra este texto, tirada durante o trabalho de campo em 2016, e me vejo apontando para o Topo do Rio Grande – o solitário Monte Negro que se ergue a partir da borda do cânion homônimo. Um pouco para cá, um abismo de mais de mil metros de profundidade; um pouco mais para lá ergue-se uma crista de 1.397 metros acima do nível do mar. Um lugar espetacular, cheio de surpresas e encantos, seja pela paisagem mutante, que vai trocando de cores e formas ao longo do ano, seja diversidade de plantas e animais que por ali vagam.
Este livro poderá servir de consulta para amantes de aventuras na natureza, uma vez que as fotos de plantas e animais são identificadas com seus nomes locais e os nomes científicos, para aqueles que desejam um conhecimento mais profundo sobre cada um. Será um livro alegre, leve e de fácil leitura, que tentei fazer se parecer ao máximo com a experiência que tive ao realizar o trabalho. Muitas horas de escrita, pesquisa, caminhadas, fotografias, novas amizades e muito carinho e atenção recebido pelos meus anfitriões da Estância Tio Tonho e da Pousada Monte Negro. Aguardem um livro para ser lido com vagar, saboreando textos e fotos, e tenham certeza de que foi o melhor que consegui reunir com a minha experiência de Biólogo de campo, sempre dedicado a conhecer a natureza e socializar as informações, seja na época em que era professor, ou agora através de minhas crônicas semanais e caminhadas com grupos. Aguardem que, tenho certeza, valerá a pena.