Blog Andando por Aí

Mudanças

Quaresmeira-da-serra com suas três cores de flores 

Mudar é da vida e da morte também. Mudamos na saúde do corpo, da mente ou no comportamento. Tudo no meu entorno muda constantemente, como o dia, a noite, a lua, a chuva, o vento, o humor, os cabelos e barbas dos amigos, o saldo bancário, a fome, a sede de vinho, uma bandeira e as plantas da minha horta, que mudam mais rápido que o tempo de uma fase da lua.

Admiro uma árvore nativa da nossa região serrana e que é muito comum aqui pela zona urbana de Canela: a quaresmeira-da-serra. Agora, próximo da quaresma, ela começa florescer intensamente e o interessante, nesta espécie de planta, é que a mudança mais notável é nas suas flores. Não que as flores de outras espécies não mudem, porque também o fazem, mas o que me chama a atenção é a mudança cromática, nítida e que passa despercebido pela maioria. Muitos se encantam apenas com as três cores de flores que se exibem ao mesmo tempo nesta espécie, mas o que acontece é que as flores, assim que desabrocham, são brancas e ainda não estão prontas para receberem os insetos polinizadores. À medida que amadurecem, as pétalas vão mudando de cor e se tornam gradativamente lilases. Neste ponto estão maduras e são então fertilizadas, o que é constatado pela morte das pétalas em pouco tempo. No chão, não vejo pétalas brancas, mas apenas as de cor lilás mais escura. Isto é uma mudança.

Mudar a cor para atrair insetos é como mudar de roupa para impressionar e atrair um parceiro ou parceira. Mudamos para nos tornarmos visíveis ou discretos; mudamos para expandir nossas relações ou para nos fecharmos em herméticos invólucros antissociais visando uma preservação pessoal impossível de ser compartilhada. Não importa o motivo da mudança, mas ela ocorre implacável, sempre. Mesmo depois da morte da pétala da quaresmeira-da-serra, ela vai se imiscuir no solo levada por minhocas, insetos, fungos e bactérias e muda para outro patamar, voltando a ser compostos que formarão nossos organismos. É a mudança operando, mesmo depois da vida....

logo retangular

Atenção:
É proibida a reprodução, total ou parcial, dos conteúdos e/ou fotos, sem prévia autorização do autor.