Blog Andando por Aí

Aventura no Topo do Rio Grande

Grupo na borda do cânion Monte Negro

Quando pela primeira vez vejo uma paisagem deslumbrante, eu agrando todos os meus sentidos: vejo mais cores e texturas jamais percebidas, cheiro fragrâncias nunca sentidas, sinto na pele o vento roçando e arrepiando e ouço os sons únicos da orquestra local. Mas não é só isso. Também me transformo diante da paisagem e me visto dela, passo a participar como um dos elementos do local e assim consigo melhor entender e curtir o ambiente. Passeio pelo horizonte distante simulando voos e, ao mesmo tempo, sinto a energia da terra em que estou sentado me acalmando e dizendo: “só absorva...”. Isso pode demorar muitas horas de grande prazer, sempre embaladas pelas harmonias de sons locais que me permitem mergulhar quase totalmente no ecossistema.

É esta experiência de vivenciar a natureza que eu tento passar aos amigos que tenho tido a oportunidade de levar a desfrutar destas maravilhas existentes em São José dos Ausentes, lugar mais alto e frio do rio Grande do Sul. Aprender a ver, sentir e entender a paisagem, é nisso que reside uma boa experiência na natureza. E isso não muda na segunda ou centésima vez que chego no mesmo lugar. Vai havendo uma soma de experiências e descobertas que vão se acumulando em camadas de conhecimento e sentimento do lugar, criando um arquivo tridimensional impagável, pessoal e indestrutível. Eu chamo isso de “absorção do lugar” e é uma coisa que acontece e muda minha forma de ver o mundo, porque passo a conhecer melhor uma pequena porção dele e isso me acalma, já que entendo mais seus mecanismos e me vejo como um simples e insignificante partícipe do processo. Apenas contemplo. Apenas sinto. Apenas socializo com meus amigos que assim o desejam.

No final do mês de maio recomecei a levar pequenos grupos para a Aventura no Topo do Rio Grande. Confraria de amigos, todos comungando com objetivo de ver paisagens únicas, conhecer pessoas naturais do lugar, desfrutar de uma culinária nativa inigualável e, nos intervalos, saborear bons vinhos. Assim foi, numa simplificação descritiva, o nosso final de semana prolongado de 29 a 31 de maio, lá pelas bandas altas de São José dos Ausentes.

Estou formando um novo grupo para os dias 23, 24 e 25 de junho. Habilite-se e viva esta experiência única.

Informe-se pelo whatsapp 54 999985488

logo retangular

Atenção:
É proibida a reprodução, total ou parcial, dos conteúdos e/ou fotos, sem prévia autorização do autor.