Blog Andando por Aí

O sabiá me avisou

 sabiáSabiá-laranjeira

Neste final de inverno, sinto ainda o frio da madrugada entrando pela janela, mesmo local por onde o gato Paçoca saiu para sua costumeira vistoria na redondeza. Nas notícias vindas daqui e dali, vê-se o norte do mundo mudando as cores na paisagem de verão, alaranjando folhas, baixando a temperatura e avisando do outono próximo. No sul do mundo, vislumbro a floração da pitangueira e a brotação das novas folhas do caquizeiro e da goiabeira-serrana, além de ouvir o primeiro canto do sabiá-laranjeira, o verdadeiro despertador da primavera. Não falha nunca e a sua melodia, na madrugada, anima a minha escrita e prenuncia dias longos, claros e com aquele prazer de sentir os sutis perfumes da flora, como se fossem hormônios de um corpo que ressurge com força do frio do inverno.

sabiá2Ipê-amarelo

Olhando pela janela, percebo uma lua cheia parecendo cansada de iluminar a noite, escondendo-se atrás de umas araucárias, lá no horizonte oeste, passando o bastão para o sol, já clareando a barra do dia no lado oposto. Como se tivessem combinado horários, a lua, com sua luz baça da madrugada, muda para a claridade intensa do sol, atravessando uma atmosfera finalmente limpa, sem a fumaça presente nos dias anteriores. Já é possível enxergar o azul puro do céu. A algazarra dos bandos de papagaios-de-peito-roxo quebra o silêncio do início do dia, revoando pelas copas dos pinheiros em busca de algum pinhão tardio. Na falta deste, pousam sobre os altos galhos de um cedro-rosa atraídos pelas pequenas sementes inseridas em seus frutos, ainda presos aos galhos.

sabiá1Gato Paçoca

Andando pela rua, de imediato observo o vigor dos ipês, carregados de flores amarelas ou roxas, dizendo da preferência em enviar primeiro as pétalas, depois as folhas, como se estivessem bem recebendo a nova estação, funcionando como bandeiras saudando uma chegada. As exóticas glicínias enfeitam os jardins de muitas casas com seus cachos lilases, adornando muros e fachadas para o deleite das narinas, agora excitadas com o perfume lançado ao ar, além de atrair abelhas e beija-flores.

sabiá3Glicínias

Um saludo ao sabiá, arauto da grande notícia: o inverno terminou! Ele é o mensageiro das madrugadas desta estação. No ar, flui uma mescla dos melhores perfumes exalados da flora nativa e exótica, com sua pressa em oferecer o melhor néctar aos pequenos polinizadores. As minhocas que se cuidem, pois logo os sabiás estarão com seus filhotes ávidos pelas proteínas de seus corpos tubulares e, na menor distração, serão sacadas do solo pelos bicos certeiros destes emplumados anunciadores da nova estação. Bem-vinda primavera, e que seus perfumes, cores e cantos suavizem as lembranças dolorosas de enchentes e incêndios deste 2024.

logo retangular

Atenção:
É proibida a reprodução, total ou parcial, dos conteúdos e/ou fotos, sem prévia autorização do autor.