Blog Andando por Aí

Aventura no Topo do Rio Grande (primeira parte)

O Cânion Monte Negro e o Topo do Rio Grande

O Topo do Rio Grande é um lugar de mistérios e de conquistas, de esforço e de surpresas, de fascinação e espanto. Na semana que passou estive com um grupo muito especial num lugar que considero excepcional: o Monte Negro – verdadeiro Topo do Rio Grande, em São José dos Ausentes. No dia da visita ao cânion tivemos a presença da “Curruspaca”, esta misteriosa velha que habita o fundo do cânion e que fuma grossos palheiros provocando uma fumaça que cobre tudo e todos. Lenda a parte, esta cerração encanta e oculta, oprime e imprime força a paisagem, desenha abstrações que formam quadros inimagináveis e pode ser encantadora e, ao mesmo tempo, mortal. Talvez este paradoxo é que faça a “Curruspaca” ser uma lenda tão decantada na região. 

 

Jantar na pousada Monte Negro

As refeições na Pousada Monte Negro foram responsáveis pela recarga das energias que gastamos nas caminhadas durante o dia ou a madrugada. Uma variedade de saladas, pães, carnes, revirado de pinhão que não deixou ninguém com saudades de casa. O empenho em bem receber da família Pereira, nas pessoas do Francisco, do Anápio, do Alexandre e da Dona Maria fizeram a diferença quando ali chegamos. Lugar de se voltar, como sempre digo, a Pousada é uma referência na região, sendo uma das mais antigas em atividade no turismo rural.

 

Trilha da Cascata da Toninha

A trilha da Cascata da Toninha, também conhecida como Cascata dos Três Xaxins localizada na Estância Tio Tonho, oferece uma beleza escondida na margem do Arroio da Branca abrigando, além de muitos musgos, bromélias e avencas aderidas nos degraus das rochas, o jorro de uma água cristalina, potável e refrescante. Seguindo um caminho não convencional (foto), a partir da cascatinha, chega-se a uma grande turfeira num banhado em meio ao campo, lugar para se conhecer os musgos que se unem para forma tapetes de cores e formas diversas – a turfa.

 

Grupo no galpão da Estância Tio Tonho

Na manhã do último dia da aventura foi a vez de conhecer a Estância Tio Tonho, seus simpáticos proprietários Afonso, Toninha, Pablo e Letícia junto a seu icônico e original galpão. Ali, entre conversas e causos, aguardamos o apronte do churrasco que foi servido com abundância e acompanhado de delícias da mesa serrana preparadas pela matriarca.

 

Queijaria do Rincão Comprido

Comer um queijo serrano na fonte, feito com leite cru originário de vacas que são criadas a pasto e com a fórmula e dedicação centenária da família Lopes, é uma experiência gastronômica de alto nível alavancada por um conjunto de elementos do local que conferem ao queijo um gosto, textura e sabor inigualável. Tivemos a oportunidade de conferir este fato na visita que fizemos ao Rincão Comprido auxiliado pela atenta e prestativa Edinaira Lopes, nossa guia de campo e filha dos proprietários Antônio e Maria Lopes.

 

Nasce o sol no topo do Rio Grande

No último dia chegamos à borda do cânion as 5:30h, com aquele silêncio dos campos adormecidos, o cheiro do orvalho que evolava a cada passo que dávamos, as cores discretas do dia ainda sem o sol. Ficamos todos extasiados com o que víamos e sentíamos e o fundo do cânion já mostrava a cerração se formando a quase mil metros abaixo com a umidade que vinha do litoral. Passados uns trinta minutos, o sol surgiu como uma tocha gigante iluminando e aquecendo o novo dia. Inesquecível o quadro, perfeito para o último dia da aventura. 

Se você ficou interessado, temos um novo grupo agendado para 22, 23 e 24 de novembro. Informe-se pelo whatsapp 54 999985488 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com Vítor Hugo

logo retangular

Atenção:
É proibida a reprodução, total ou parcial, dos conteúdos e/ou fotos, sem prévia autorização do autor.