Blog Andando por Aí
Um mergulho na natureza
Cachoeirão dos Rodrigues: um ícone de beleza do Rio Silveira
No último final de semana – 18 e 19 de janeiro, estive com um grupo no Vale do Rio Silveira, em São José dos Ausentes, apreciando e desfrutando de uma natureza incomum. O vale é um lugar escondido, longe de tudo, mostrando a natureza como ela é, com uma mínima interferência humana. Digo mínima, porque sempre há marcas visíveis da presença do homem, como cercas, taipas, gado e as duas famosas pousadas do lugar: a Pousada Cachoeirão dos Rodrigues e a Pousada Potreirinhos. É um lugar para se mergulhar na natureza. Se você ficou interessado, há um novo grupo sendo formado para os dias 28 e 29 de fevereiro, logo após o carnaval. Informe-se pelo whatsapp 54 999985488 com vitor hugo.
O desafio de atravessar o Rio Silveira
O Rio Silveira, com suas águas frias e cristalinas, percorre o fundo do vale e encanta a todos com seus lajeados amplos, rasos e que permitem uma travessia segura nestes meses de verão, quando sua vazão é reduzida. Esta travessia é feita para que se tenha acesso a base do Cachoeirão dos Rodrigues, lugar de uma beleza sem precedentes e onde se pode tomar um banho no poço abaixo da queda. A travessia é feita com calma e cautela através dos meandros das pedras do leito, buscando sempre encontrar o melhor lugar para colocar o pé para que garanta um passo seguro. Por vezes temos que andar meio às cegas, quando o reflexo do sol impede de que se veja o fundo. Esta travessia, com todos estes e outros detalhes, é uma das melhores experiências sensoriais que conheço.
Passos calculados, olho no chão, água refrescando os pés e o prazer do diferente.
Lentamente, em fila, em dupla ou só, utilizando os bastões de caminhada todos seguem o traçado mais fácil para se chegar a outra margem. O prazer é grande, muito intenso e quando termina, a vontade é de que continue. Todos param na margem, mudam os calçados para seguir pelo campo, porque a aventura continua em direção a base da cachoeira.
Uma subida radical depois de um banho
Para acessar a base do Cachoeirão dos Rodrigues, além da travessia do rio, há uma trilha pelo campo nativo e que segue através de uma mata fechada, com uma descida íngreme, desafiadora, mas que ninguém refuga. A emoção da descida, a expectativa do encontro com a parte de baixo da cachoeira, repele qualquer medo ou tensão. No retorno, um passo de cada vez, um ajudando o outro e quando se chega no campo, o cansaço some. É um esforço que compensa e deixa marcas perenes na memória de cada um.
Grupo que participou da Aventura no Vale do Rio Silveira: parceria incondicional.
Parceiro desta aventura, este grupo mostrou a determinação que existe quando se resolve interagir com a natureza. De 18 a 80 anos, ninguém fez mais ou menos que ninguém. Todos envolvidos, cada um na sua velocidade e capacidade, mostraram que é sim, na natureza, que se busca a energia e a harmonia para bem seguir na vida saudável. Parabéns a todos os participantes e um agradecimento especial ao casal Nilda e Chico, proprietários da Pousada Potreirinhos, que com tanto carinho nos receberam, além da dedicação, profissionalismo e belas músicas que nos proporcionou a Edinaira.