Blog Andando por Aí

Aves urbanas

Aves1Saíra-preciosa

Ando sempre pelas ruas e praças de Canela de olhos e ouvidos atentos a cantos, sibilos e gritos de aves que se espalham pelos inúmeros ambientes urbanos. Elas estão muito bem adaptadas as modificações ambientais impostas ao seu ambiente natural pelo processo da urbanização e muitas gerações já nasceram, cresceram e criaram filhotes que enfrentam o barulho e o movimento da cidade de forma natural. Posso marcar aqui uma pequena lista de espécies que vejo quase todos os dias, em qualquer estação do ano: sabiá-laranjeira, tico-tico, saíra-preciosa, sanhaço-cinzento, papagaio-peito-roxo, gavião-carrapateiro, curicacas, joão-de-barro, bem-te-vi, pomba-de-bando e muitas mais.

Aves3Papagaio-peito-roxo

Outras espécies não se adaptam as modificações, seja pelo barulho, falta de abrigo e alimento e acabam migrando para áreas rurais ou simplesmente desaparecem, sejam elas aves de campo ou de florestas. Nunca vi aqui pelas ruas centrais da cidade algumas aves que se enquadram neste princípio, como: choca-da-mata, brujarara-assobiador, joão-porca, bem-te-vi-rajado, chimango, quiri-quiri e muitos outros que não são adaptados ao urbanismo humano.

AvesSabiá-laranjeira

Um fator importante que contribui para a permanência das aves na zona urbana é a quantidade e qualidade das árvores frutíferas que medram em quintais, parques e terrenos baldios. Laranjeira, cerejeira, pitangueira, figueira, caquizeiro, uva-do-japão, aroeira-vermelha, canela-doce e outras plantas que produzem frutos suculentos ou sementes, como a araucária, sustentam em diversas épocas do ano a preciosa cadeia alimentar de belas aves e seus cantos. Manter ou aumentar, sempre que possível, estas áreas vegetadas só atrairão mais para perto estes organismos que, além de suas belas cores, cantam para me mostrar as estações do ano, uma vez que o fazem de forma diferente na primavera, verão e inverno. 

Aves4Tico-tico

Uma prática comum é colocar comedouros nos quintais ou terraços das casas e mesmo edifícios, onde são oferecidos um ou mais tipos de frutas e grãos, principalmente quirera de milho. Não demora muito e surge um desfile de famintas e rápidas espécies que encontram ali um recurso alimentar farto, nutritivo e que vai garantindo a permanecia de muitas espécies na região.

Aves2Curicaca

Para mais fotos e informações de aves urbanas e rurais, veja uma lista no meu perfil da enciclopédia de aves do Brasil Wikiaves http://www.wikiaves.com.br/perfil_vitorhtravi.

logo retangular

Atenção:
É proibida a reprodução, total ou parcial, dos conteúdos e/ou fotos, sem prévia autorização do autor.