Blog Um Ano no Topo do Rio Grande
Graxains, os donos do campo.
Os graxains são pequenos câes nativos da América do Sul ocorrendo no Rio Grande do Sul apenas duas espécies, o graxaim-do-campo e o graxaim-do-mato. No norte do Brasil é conhecido como lobinho e tem um tamanho de um cachorro médio. Habitam tocas que podem estar no campo ou nas matas, dependendo da espécie e da ocorrência de locais para estes abrigos. Na região do Monte Negro existe o graxaim-do-campo e é uma espécie relativamente abundante.
Um casal de graxains-do-campo caçando no campo aberto, próximo a um açude. A fêmea é a da direita e o macho, provavelmente, o outro. Consigo afirmar por que presenciei a fêmea na posição de urinar típica dos canídeos, agachada nas duas patas posteriores. Este registro foi feito próximo da estrada que sai da Pousada Monte Negro em direção a São José dos Ausentes. .
Este graxai-do-campo é um macho e estava caçando só, em uma outra área em outro dia, diferente da foto anterior. Sei que é um macho porque ao urinar, levantou apenas uma perna, como fazem os cães. Fez diversas marcações de território enquanto caçava. Este registro foi feito muito próximo da borda do cânion da Coxilha, que fica ao sul do Monte Negro.