Blog Um Ano no Topo do Rio Grande
Fauna residente do Monte Negro
Existem aqueles animais que são chamados residentes, por permanecerem na região o ano todo, e aqueles denominados migratórios, que vem para cá na época de reprodução e criação dos filhotes. Alguns exemplos de fauna residente podem ser vistos diaariamente nos campos e matas da região, principalmente do grupo das aves.
A seriema, ave pernalta mais caminhadora do que voadora, é uma das espécies que passam o ano todo por aqui, alimentando-se de várias espécies de insetos, lagartixas, serpentes e pequenos roedores. andam sempre aos pares e deslocam-se por grandes distância, vocalizando em um grito estridente e conhecido dos moradores da região.
O quiriquiri é um dos menores falcões do Brasil e vive nos campos daqui da região caçando roedores e serpentes, além de anfíbios e insetos. O exemplar da foto é uma fêmea, reconhecida pela cor mais avermelhada das penas do dorso. Pode ser visto nos fios de energia, nos mourões de cerca e sobre rochas no meio do campo, onde tem sua visão ampliada para a caça.