Blog Expedição Canela em Movimento
Uruguai, o Pampa e os incríveis cerros chatos
Cidade: : Trinidad, Uruguay
Andar pelo Uruguai por rodovias não convencionais tem suas vantagens e desvantagens. Nosso GPS nos pregou uma peça hoje pela manhã. Programei ele para traçar uma rota de Rivera para Trinidad, no oeste do País. Ele criou uma alternativa por vias esburacadas que nos fez andar a 20, 30 km por hora por um longo tempo. Buracos, desníveis e pontes que passam apenas um carro foi o nosso trajeto. Ruim por um lado, bom pelo outro.
A Meriva resistiu bravamente, sem nenhum pneu furado ou dano maior. Passamos por lugares pouco convencionais o que nos permitiu conhecer de perto uma região com formação geológica muito interessante, perto de Minas de Corrales, uma cidade com minas de ouro ainda em atividade. Ali vimos uma série de formações de cerros chatos, como mesas ou altares, erguidos em meio ao pampa verde como se esperando o pouso de uma aeronave.
Outro ícone do Pampa é a Ema, a maior ave sul americana e que se carcteriza por ter asas atrofiada impedindo-a de voar. São exelentes corredoras e os índios Charruas as caçavam com as boleadeiras de pedras.
Amanhã seguiremos aqui pelo Uruguai atrás de umas grutas e de pinturas rupestres do Pampa.