Blog Expedição Canela em Movimento
Uma semana na estrada
Cidade: : Gaiman, Argentina
Hoje, sexta feira 13 de fevereiro, está completando uma semana em que a Expedição Canela em Movimento saiu de Canela, RS, cedo da manhã com uma cerração soprada para nos mandar para o sul. Andamos 3.850 quilometros até agora e acabamos de chegar em Comodoro Rivadávia, Provincia de Chubut na Patagônia argentina.
Começamos o dia visitando a bela cidade de Gaiman, próximo a Trelew. É um local banhado pelo rio Chubut e que guarda fortes traços da colonização Galesa do século 18. Uma visita ao Centro de Informações e Ariadne nos abasteceu de material para conhecer o local.
Uma vista de Gaiman a partir de um cerro panorâmico próximo ao Centro de Informações. Cidade organizada, limpa e muito simpática com suas contruções históricas.
Uma visita ao impressionante Geoparque Bryan Gwyn mostra como a atividade vulcânica e invasões do nível do mar moldaram a Patagônia atual. Dezenas de metros de cinzas vulcânicas e fósseis de fauna terrestre e marinha por toda a área contam como foi o passado por aqui.
Fósseis em exposição ao ar livre nas pirâmides de vidro permitem uma visão pouco convencional do passado. Um passeio imperdível para quem gosta de saber onde anda e quem já andou por ali, deixando suas pegadas e esqueletos.
As praias de Comodoro Rivadávia mostram a amplitude das marés que ocorrem diariamente. As pessoas aproveitam o impressionante recuo do mar para coletar animais marinhos, como moluscos e crustáceos que se escondem nas tocas cheias de água. O trabalho tem que ser cronometrado porque o mar cobra seu espaço com precisão e decisão.