Blog Expedição Canela em Movimento
Dia de Parque Nacional
Cidade: : Ushuaia, Argentina
O Parque Ncional da Terra do fogo é um passeio imperdível para quem gosta de história, natureza e organização para que tudo isso seja visto e apreciado, sem transtornos. Um exemplo de administração, conforto e qualidade de visitação pelo equipamento e informações oferecidas e pelo cenário incomum, de rara beleza e energia.
Um local que atrai legiões de extrangeiros que curtem cada canto ou placa do parque. Nesta, onde praticamente todos que por ali passam, registram uma foto. Ela identifica o parque, a baía a frente e mostra distânca de Buenos Aires até aqui: mais de 3 mil quilômetros por toda a extensão da Ruta 3. Levamos 12 dias para percorrê-la de ponta a ponta. Valeu cada quilômetro.
Em 1946 alguém importou do hemisfério norte (Canadá/EUA) e liberou em alguns rios de Ushuaia, 26 casasi de castores. Eles são roedores que nos EUA são caçados para produção de pele. O objetivo era desenvolver a indústria peleteira por aqui. Não funcionou e se criou um grande problema ambiental no parque e em toda a região, já que os castores se espalharam e aqui não tem seus habituais predadores do local de origem - os lobos e ursos. Aqui eles destroem as árveres que não rebrotam e outras que morrem devido ao alagamento criado pelas suas represas.
O centro de visitantes tem um mirante com paineis informativos que permitem identificar muitas das aves do local, além de oferecer uma vista espetacular de lagos e montanhas.
Mirantes ligados por passarelas de madeira permitem sempre a melhor visão dos locais estratégicos, garantindo uma visita segura e sem causar impactos ao ambiente por erosão ou desmoronamentos.
A nossa Meriva, brava e desbravadoura, andou um pouco amolada nos últimos dias mas já está em plena forma. Nos conduz com segurança e espalha o nome de Canela e de nossos apoiadores por onde passamos. Desperta curiosidade, fotos e seguido temos que explicar o que é "Canela". Explicamos e deixamos o cartão com o enderço do blog e assim vamos fazendo amigos pelo caminho.