Blog Expedição Canela em Movimento
As surpresas da Patagônia austral
Cidade: : Puerto Deseado, Argentina
O sul da Patagônia tem surpresas impressionantes. A paisagem, por vezes monótona por plana e igual, transforma-se numa majestosa composição de cores e formas, de águas e de fauna que tornam o local digno de uma parada para contemplação, como fez o naturalista Charles Darwin quando por aqui andou na sua viagem ao redor do mundo. Assim é Puerto Deseado (Desejado, em português). Sim, um lugar certamente desejado pelos nativos que aqui viviam e pelos espanhóis que criaram uma cidade com um porto importante.
Em Puerto Deseado há umas formações de rochas cavernosas e que remetem a um cenário espetacular de filme. Paredões exibem cavernas de tamanhos e formas incomuns fazendo a imaginação saltar e recriar as cenas do passado.
Gaivotas e pinguins, golfinhos e lobos marinhos povoam a foz e as ilhas do rio Deseado, numa demostração de que, tendo água em abundância, a vida floresce de uma forma espetacular.
Pela manhã saímos de Comodoro Rivadávia com seu mar cor de um azul profundo e desenhado por uma costa arenosa criando baías e enseadas que demosntram toda a força da paisagem do sul da Argentina.
A riqueza do sub-solo de Comodoro Rivadávia é visível na presença de centenas de pica-paus, estas máquinas extratoras de petróleo do solo patagônico. Elas estão por toda parte, tanto nos arredores como na zona urbana da cidade. Um elemento estranho numa paisagem acostumada ao vento e ao sol.