Blog Expedição Canela em Movimento
Pequenos, médios e grandes: os barcos no Canal Beagle
Cidade: : Ushuaia, Argentina
Barcos coloridos compõem a paisagem no porto de Ushuaia. Veleiros de diversos locais do mundo náutico chegam a este destino para curtirem o fim do mundo, ou o começo dele.
Tipos e formas de barcos contrastam com as primeiras canoas dos índios daqui, construídas de cascas de árvores nativas da região. O material de construção dos barcos foi substituído com o tempo, assim como os nativos....
Ponto de parada e visita de muitos transatlânticos, Ushuaia está na rota austral destes grandes barcos de turismo. Andando hoje pelas ruas centrais da cidade, constatamos o mosaico de idiomas falados, cores de peles e de cabelos, típos de olhos e o predomínio da faixa hetária mais alta das pessoass que circulavam pelas ruas e lojas. Verdadeiramente Ushuaia é uma cidade cosmopolita.
História encalhada. Este barco, construído nos EUA, serviu na segunda guerra mundial e depois veio para a região. Foi utilizado como rebocador até ser aposentado. Seu casco foi feito com pranchas de madeira de 4 polegadas de espessura (10 cm) e quilha de aço. Hoje serve de abrigo para aves e lentamente se deteriora, desmanchando as páginas da história levadas pela erosão do tempo, humilhando o seu passado.