Blog Expedição Canela em Movimento
Ushuaia: uma recepção de gala
Cidade: : Ushuaia, Argentina
Finalmente chegamos ao nosso destino mais austral: a cidade de Ushuaia, no extremo sul do continente americano e considerado a cidade mais ao sul (austral) do planeta. Na estrada, pouco antes de chegarmos, fomos brindados por um arco-íris inusitado, pois estava abaixo de nós e não acima, como comumente vemos, e terminava na margem do lago Fagnano. Foi pouco antes do Passo Garibaldi, um local de parada obrigatória para contemplação e fotos. Como o lugar é alto, caía um pouco de neve no momento de nossa chegada, o que deu um toque especial a expedição.
Lentamente a paisagem foi mudando e as grandes planícies de ontem, vista em rio Grande, forma lentamente sendo substituídas por montanhas, e os campos por matas de notofagos, uma planta típica desta região andina.
O campo com os guanacos, animais que nos acompanharam durante toda a viagem a partir do Pampa, ao sul de Buenos Aires, e as primeiras matas vistas depois de mais de três mil quilômetros de campos e estepetes baixas. É a força da Cordilheira dos Andes mostrando que o ambiente é outro, com outras leis ambientais.
Montanhas em forma de pirâmides se erguem do campo, parecendo que foram ejetadas em busca de sol. De tão altas, recebem o bafejo das neves de verão, pintando os paredões escuros de um branco que, na mágica da física, vai se transformar em água cristalina, sem cor e abastecer os riachos abaixo.
A cidade de Ushuaia está instalada em uma baia do Canal de Beagle, batizado com o nome do navio que trouxe Darwin para a Terra do Fogo em 1º de dezembro de 1832. Falarei mais desta cidade em publicação futura. Devemos permanecer por aqui por uns três a cinco dias, visitando parques, montanhas, florestas, lagos, museus e a história da cidade. Aguardem.