Blog Expedição Canela em Movimento

Em El Calafate, na base da Cordilheira e do Lago Argentino

 
Data: : Domingo, 22 de Fevereiro de 2015 00:00

 

 
 

Depois de uma viagem tranquila, agora em direção oeste à partir do litoral em Rio Gallegos, chegamos ao pé da Cordilheira dos Andes numa encantadora cidade turística chamada El Calafate. Lugar de uma parada obrigatória de alguns dias para podermos percorrer seus atrativos naturais, que são inúmeros. Hoje encerra um grande festival de música que a cidade promove anualmente no mês de fevereiro. Grandes nomes da música popular argentina desfilam pelo complexo montado para estes shows que são totalmente gratuítos. A cidade está cheia de turistas e foi difícil encontrar um hotel.

 

A fusão da margem do Lago Argentino com o chão da Patagônia é um jogo de contrastes: um, sendo líquido e móvel, junta-se com o outro que é fixo, árido e coberto por plantas resistentes a seca. Na linha sinuosa entre os dois, ora a água avança e arranca terra e plantas, ora a aridez predomina e se expõe ao sol ou a neve.

 

Pouco antes de chegarmos a El Calafate, visitamos um sítio arqueológico com algumas cavernas e inscrições rupestres, o  Punta Walichu. O local fica na margem do lago Argentino e conta uma ponta da hitória de uma ocupação humana de milhares de anos. Local muito bem escolhido pelos nativos de outrora, já que a beleza é incrível, apesar de imaginar que aqueles povos andavam mais atrás de lugares com abrigo e alimentação do que de contemplação. 

 

Nestes paredões existem cavernas com alguns desenhos pré históricos de habitantes das margens deste belo lago de cor turquesa.

 

Desenhos originais e réplicas deles estáo em algumas das paredes rochosas deste local. Há um material de apoio para o visitante, apesar da infraestrutura do local ser pífia. Vale mesmo é sentar ali e deixar o passado atravessar a mente e imaginar suas histórias, uma vez que o silêncio é perfeito, dada a baixa visitação. Lugar ideal para uma introspecção.

 

Mesmo no final verão, algumas planta ainda florescem nesta estepe árida, compondo quadros interessantes na paisagem. Ao fundo, as cristas das montanhas da Cordilheira dos Andes, para onde seguimos. Amanhã contamos um pouco mais sobre elas e suas geleiras e glaciares, como o mais famoso deles - Perito Moreno. Aguardem.

logo retangular

Atenção:
É proibida a reprodução, total ou parcial, dos conteúdos e/ou fotos, sem prévia autorização do autor.