Blog Vale do Rio Silveira

Um novo desafio

Cachoeira Elvira Nakes, Rio Silveira, na Pousada Cachoeirão dos Rodrigues 

Gosto de desafios, de descobrir coisas, de transformar o que vejo em um texto para ser socializado, de passar por apertos e dificuldades que pareçam impossíveis e que acabam tendo um sabor todos especial. Nos últimos anos desenvolvi dois destes projetos e que me renderam uma bagagem de conhecimento sobre a natureza e sobre mim mesmo, que nenhum livro me mostrou. O primeiro foi o já divulgado “Um ano no Topo do Rio Grande, onde fiz um retrato da natureza ao longo das quatro estações na região mais alta e fria do Rio Grande do Sul, em São José dos Ausentes. Este trabalho será melhor contato em um livro que está para ser lançado ainda no primeiro semestre deste ano. O outro desafio foi morar por dois meses num local isolado na beira de um cânion, trabalho que denominei “A Borda, que me proporcionou um tempo precioso de contato isolado com a exuberante e severa natureza dos aparados da serra e um profundo autoconhecimento que só se consegue, eu acredito, com o isolamento prolongado em um local idílico.

Pois agora, depois de brigar e vencer o covid-19, resolvi investir em outro desafio: retratar o Vale do Rio Silveira, aqui em São José dos Ausentes. Da nascente até a foz, vou descrever e fotografar locais interessantes e que sejam significativos em termos de belezas cênicas e exuberância de natureza, tudo contado em crônicas que se transformarão em um novo livro para o ano de 2022. Um dos focos do trabalho vai ser sobre a utilização turística de alguns locais do vale e, para tanto, já conto com importantes apoios da Pousada Fazenda Cachoeirão dos Rodrigues, na qual estou hospedado neste período, da Pousada Fazenda Potreirinhos e da Toca do Graxaim.

Iniciei as atividades agora no outono e acompanharei a mudança da paisagem, dos visitantes e na lida diária dos diversos proprietários da região que criam gado, plantam ou lidam com o turismo. Vai ser um grande desafio que será amenizado com o carinho e apoio das pessoas locais que sempre me ajudam nestas empreitadas e isso torna o trabalho mais alegre, divertido e saboroso. Acompanhem semanalmente pelas páginas do jornal Nova Época de Canela e pelo meu site (www.vitorhugotravi.eco.br) a evolução do projeto. Agradeço a todos que estão acreditando nesta nova ideia e digo que terão o melhor daquilo que eu posso fazer, sempre dentro das minhas limitações. Boa viagem a nós todos.

logo retangular

Atenção:
É proibida a reprodução, total ou parcial, dos conteúdos e/ou fotos, sem prévia autorização do autor.