Blog Vale do Rio Silveira

Fechando um ciclo.  

Eu

Todo trabalho deve ter início, meio e fim e o projeto Vale do Rio Silveira chegou na sua terceira fase. Foram 96 dias de trabalhos de campo distribuídos durante os anos de 2021 e 2022, totalizando 51 crônicas inéditas sobre a região, as pessoas, suas atividades, a fauna, a flora, o Rio Silveira e seus principais afluentes. Uma coleção de mais de cinco mil fotografias e um mundo que descobri que mudou minha vida, minha percepção e a forma de ver, ouvir, sentir e entender a natureza e o povo que vive aqui e depende dela.

Tempestade 1

O trabalho é interminável e cheguei mesmo a pensar em uma prorrogação, mas analisando melhor, acredito que o ciclo se encerrou, mas em qualquer momento em que as circunstâncias se alinhem de forma favorável, poderei retornar para novos trabalhos de forma mais pontual, específica para um ou outro assunto após analisar os dados que disponho. Descobri plantas carnívoras, esponjas, turfeiras, um mundo de líquens e musgos que só aqui se desenvolvem nesta exuberância; conheci o ciclo da batata, do brócolis, dos pinus e as dificuldades destas atividades; conheci na intimidade a vida nas estâncias, a gênese dos queijos, a lida com os cavalos para cavalgadas com os turistas e a de marcação do gado; conheci a geografia do Vale do Rio Silveira andando, fotografando e vendo detalhes que nunca imaginei encontrar; fiz uma coleção de novos amigos; convivi alguns dias com o cotidiano da Vila do Silveira e conheci alguns detalhes interessantes da vida e das dificuldades dos moradores.

IMG 2559

Rosane, Tonico, Samuel e Eloisa (Pousada Cachoeirão dos Rodrigues); Nilda, Chico, Jéssica e Tiago (Pousada Potreirinhos); Edinaira, dona Maria e Antônio (Rincão Comprido); Toninha, Afonso, Pablo, Letícia e Wellison (Estância Tio Tonho); Fábio e Felipe (Toca do Graxaim); Francisco e Cristiane (Museu Waldemar dos Santos Boeira); Franklin (Cabanhas Mangueirões); Macedo (Pousada e Restaurante dos Tropeiros); Carlos (Orion Timber); Professor José Bernardo (Boeira e Boeira Advogados); Bira e Marina (Jornal Nova Época).  Todos vocês participaram, de uma forma ou de outra, desta jornada de descobrimentos, de escrita e de convivência que, de muito longe, não tem como avaliar. Agradeço a cada um pela sua parte, seja pelo carinho, pelo incentivo financeiro, pelo acolhimento, pelas conversas e informações que me levaram a lugares incríveis, ou pelo que vocês simplesmente e plenamente são: amigos. Aos meus muitos leitores, um agradecimento especial pelo estímulo semanal que me enviaram através de comentários e sugestões para assuntos novos. Vocês fizeram a diferença e me alavancaram a sempre novos desafios.

Puma5

Desta experiência deve nascer um livro, que é outro trabalho que receberá novas e inéditas crônicas e fotos para que se torne uma fonte de consulta para aqueles que gostam daqui, respeitando os meus limites de conhecimento e dentro dos objetivos da obra, colaborando assim com mais um acervo para que os jovens vejam, na sua terra, o grande potencial que ela tem e valorizem cada palmo deste local único, frio, alto, encantador e misterioso.

Outro ciclo está se abrindo, mas isto é assunto para a próxima semana. Abraço a todos.

logo retangular

Atenção:
É proibida a reprodução, total ou parcial, dos conteúdos e/ou fotos, sem prévia autorização do autor.