O queijo serrano do Samuel
Samuel, na sua atividade diária de ordenhar e fazer o queijo
Saborear um queijo artesanal serrano feito no local, com gosto e cheiro de história, é como degustar um vinho debaixo do parreiral que lhe deu origem, ou comer guabirobas recém arrancadas do pé. O queijo serrano tem, assim como os demais, uma identidade que lhe é conferida por um conjunto de fatores ambientais e de manejo do gado, conhecido como TERROIR ou, num bom português – “terroá”. Ele é formado pelo tipo de solo, o regime de chuvas, a altitude do campo em relação ao mar, as variações de temperatura, a alimentação oferecida, a raça do gado e o fator humano fazem a identidade do queijo serrano.
Fatias generosas de queijo são servidas nas refeições
Aqui na Pousada Cachoeirão dos Rodrigues, em São José dos Ausentes, tem um destes queijos que é magistralmente feito pelo Samuel Salib Nakes, filho dos proprietários Tonico e Rosane. Diariamente ele ordenha cada vaca manualmente e faz os queijos que são consumidos na propriedade, servidos aos visitantes e comercializados aos interessados, que não são poucos. O aroma de leite cru talhado, o cuidado e a penumbra da parte do galpão onde o queijo é produzido, fazem deste produto uma iguaria muito disputada.
A queijaria onde descansam e amadurecem os queijos
Em todas as refeições oferecidas na pousada, lá estão pedaços generosos do queijo do Samuel que podem acompanhar uma sopa de capeletti, uma massa ou um café da manhã escorado com algum doce local, ora de goiaba, figo, maçã ou morango. Da ordenha até a mesa, passam-se cerca de 60 dias, mais ou menos, o que exige sempre muito trabalho e constante produção para que não falte. Sem máquinas, todo o processo é manual e exige dedicação, tempo e conhecimento, o que faz nascer um produto único, com sabor e textura que lembra um pedaço macio de chocolate branco, apenas que salgado. O segredo deste queijo viaja entre a família por muitas gerações e, antes dele, quem o manufaturava era a sua mãe Rosane, hoje mais dedicada a fazer as delícias de carnes, sopas, massas e pães que são servidas aos hospedes da pousada. Família unida que sabe muito bem receber os hóspedes que aqui chegam em busca de natureza, mas também de boa mesa. E de um bom queijo do Samuel.
Pousada Cachoeirão dos Rodrigues, a casa do Samuel e seus queijos.