A Cachoeira do Puma
Cachoeira do Puma vista pela margem direita. Acesso pela trilha do Xaxim.
Aqui perto da Pousada Cachoeirão dos Rodrigue tem um local denominado Cachoeira do Puma. Fica distante uns dois quilômetros e meio abaixo do Cachoeirão Dos Rodrigues, o ponto mais visitado deste trecho do vale, juntamente com o Desnível dos Rios. Para se chegar até ela, há duas alternativas: pela Trilha do Xaxim, que chega pela margem direita do rio através de uma mata fechada de xaxins: pelo campo, pela margem esquerda, a partir da travessia do Rio Silveira pouco acima do Cachoeirão.
Trilha do Xaxim
Pela trilha do Xaxim é como fazer uma viagem ao passado geológico do local. Centenas de xaxins e samambaias de diversas espécies dominam a paisagem sombria da mata. Torcidos, eretos, caídos, novos e velhos os xaxins por aqui dão um show. Parecendo mesmo que entro num túnel do tempo, só faltam os dinossauros por aqui para dar mais realismo ao local. Serpenteado por entre diferentes tamanhos, que vão de um metro até mais de cinco de altura, estes fósseis vivos criam um cenário único e que me fazem parar, sentar e receber a energia milenar desta espécie rara de samambaia gigante que tem seus troncos marrons forrados por uma áspera cabeleira formada por centenas de raízes aéreas, o que dá a esta espécie o aspecto inconfundível do seu tronco.Pouco mais de uma hora e chego à barranca do rio para apreciar a cachoeira, que é pequena e espremida entre dois blocos de rochas negras. Acima e abaixo dela formam-se dois poços grande que convidam a um banho de rio.
Vista do Cachoeirão dos Rodrigues pela margem esquerda do Rio Silveira, indo para a Cachoeira do Puma pelo campo.
Pelo campo a trilha é uma pouco mais monótona devido a inexistência de matas e o calor inclemente do sol, caso o horário não seja apropriado. De um determinado ponto da trilha, é possível apreciar o Cachoeirão dos Rodrigues de frente e ver o seu largo vale com as matas de encosta que protegem as barrancas e o campo que confere uma beleza única pelo conjunto: vale, matas, campos e rio. Chegando-se ao local, ganha-se uma nova perspectiva de ver a cachoeira do Puma pela margem esquerda, o que imprime a ela outro ponto de vista e ainda mostra a densa mata que tem que ser atravessada pela Trilha do Xaxim, na outra margem, podendo-se identificar em alguns pontos inúmeras coroas das longas folhas dos xaxins que parecem querer espiar o que há acima das copas das araucárias. Vale conhecer, se não pela cachoeira, pelos xaxins e pelo passeio no campo.